O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) apresentou a exposição temporária “Il Cristo Velato”, de 04 de junho a 02 agosto de 2015. A mostra apresentou obras do acervo do MAS e uma projeção volumétrica da escultura “Il Cristo Velato”, do século XVIII, uma das maiores obras-primas de todos os tempos.
Feita pelo grande artista napolitano Giuseppe Sanmartino (1723-1793), a obra original, que representa Cristo morto, foi esculpida em um único bloco de mármore, em 1753, para a Capela Sansevero – Nápoles, Itália.
Nela, o Cristo apresenta-se deitado sobre um colchão rudimentar, apoiado por duas almofadas e velado por um sudário finíssimo, disposto de forma tão rente ao corpo que não parece ser um trabalho feito em mármore.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo, graças à moderna tecnologia e à concessão da autorização dada pelo Museo Capella Sansevero, proporcionou aos seus visitantes a possibilidade de admirar uma reprodução realizada com projeção volumétrica idêntica à original.
A técnica utilizada foi de projeção volumétrica sobre escultura em poliuretano expandido, com mesmo tamanho da obra original, onde os volumes mais importantes da peça foram esculpidos. Quando a projeção é acionada, o resultado é impressionante. A textura do mármore carrara é nítida e convincente.


Compartilhe: